quinta-feira, 7 de junho de 2012

Processo de envelhecimento

O que é o envelhecimento?
O envelhecimento apresenta algumas características gerais, tais como:
Ø  É natural, progressivo e universal. Logo, consiste num conjunto de transformações que ocorrem em todos os seres humanos com o decorrer da vida, independentemente da sua vontade de envelhecer ou não;
Ø  É irreversível, ou seja, pelo menos até aos dias de hoje, nada nem ninguém consegue reverter o processo de envelhecimento;
Ø  É único, individual e heterogéneo, dado que está sujeito à interacção de factores internos (como o DNA) e externos (como o estilo de vida, a educação, o ambiente e as condições sociais).
Posto isto, podemos dizer que no envelhecimento humano estão patentes transformações físicas, psicológicas e sociais. No entanto, tais transformações podem ser ligeiramente atenuadas através da prática desportiva por parte dos idosos melhorando assim a sua qualidade, e quem sabe longevidade, de vida.
Por vezes o idoso não pratica atividades físicas por falta de motivação, mas aí, cabe-nos a nós, (futuros) profissionais do desporto, fazer com que esses níveis de motivação aumentem. Para tal, devemos apostar sempre em aulas atrativas (de modo a que os idosos que frequentam as nossas aulas possam “influenciar” outros idosos a experimentar), recorrendo a exercícios diversificados, praticados a um ritmo que seja o apropriado para eles, com uma carga física gradual, procurando fazer sempre exercícios em que haja interatividade entre os alunos (procurando assim combater problemas como o isolamento, a depressão) e até recorrendo a possíveis jogos tradicionais que eles jogavam quando eram mais jovens.
Por último, e para que o processo de envelhecimento não seja agravado (em vez de melhorado) graças à atividade física, devemos ter sempre em atenção que nem todos os exercícios são benéficos para os idosos, quer física quer psicologicamente, e que não devemos generalizar os exercícios pois cada qual tem as suas dificuldades e ela não devem ser descuradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário