quinta-feira, 7 de junho de 2012

Experiência Precoce





Como o próprio nome indica, uma experiência precoce traduz-se numa acção que ocorreu prematuramente, ou seja, aconteceu mais cedo do que o esperado.





Alguns estudos: 

  •  De acordo com Nancy Bayley, que estudou o desenvolvimento humano, concluiu que existe uma variação considerável do Quociente de Inteligência ao longo do tempo, e que a sua variabilidade é maior durante os primeiros anos de vida. Concluiu também que a capacidade intelectual pode aumentar durante a vida, se for estimulada a tal, e que as estruturas intelectuais mudam com a faixa etária.
  • De acordo com Benjamin Bloom, que traçou a curva de crescimento com aceleração negativa para o desenvolvimento intelectual, ao longo da idade, as capacidades intelectuais tendem a aumentar a um ritmo mais lento. Afirma também que com seis anos de idade, dois terços da nossa capacidade intelectual já está formada e atribui grande importância à experiência precoce no desenvolvimento cognitivo. Bloom conclui que o facto de se deixar passar um período crítico condiciona o desenvolvimento intelectual.
  •  De acordo com David Krech, a estimulação do meio pode aumentar a capacidade de aprendizagem devido às alterações químicas cerebrais que provoca. No seu estudo com ratos, conclui que os cérebros dos ratos estimulados eram química e estruturalmente diferentes dos ratos menos estimulados.
  • De acordo com Joseph Altman (estudos sobre neurónios) e Austin Riesen ( experiências com gatos e com chimpanzés na escuridão), é necessária uma estimulação ambiental para que haja desenvolvimento fisiológico apropriado, visto que os aparelhos perceptivo e neuronal não se desenvolvem automaticamente.
Programas de intervenção precoce: 


 
Os programas de intervenção precoce têm o objectivo de preparar melhor as crianças de níveis socioeconómicos desfavorecidos para conseguirem atingir maior sucesso escolar. 

 
O programa “Head Start” é um programa da responsabilidade do “United States Department of Health and Human Services” e podemos concluir que é eficaz a longo prazo, e realmente pode mudar as vidas de crianças de níveis socio-económicos mais desfavorecidos.
A conclusão mais importante a retirar dos programas de intervenção precoce é que são um bom investimento para a sociedade.
Transferindo esta temática para o desporto, muitas das vezes podemos encontrar talentos nestes programas de apoio aos mais desfavorecidos. Na nossa opinião, como possíveis professores de Educação Física, neste tipo de programa devia ser incluído a prática desportiva, pois sabemos que o exercício físico tem vários benefícios para a vida quotidiana das pessoas, como por exemplo a responsabilidade, competência que será essencial no futuro, quer seja na vida profissional quer seja na vida pessoal.
v

Nenhum comentário:

Postar um comentário