Dentro da Psicologia do Desenvolvimento, podemos considerar como uma área de interesse as etapas da infância e da adolescência, sendo que existem mesmo vários psicólogos que se especializam neste ramo.
Várias questões se colocam a estas fases da vida, tais como: "Quais são as competâncias visuais dos bebés? Quando nascem já veem?" "Para que género de coisas preferem olhar?".
Dada a visão desfocada das crianças aquando do seus nascimento, estas apenas percecionam padrões e formas, sensivelmente até aos 2 meses. A partir dos 6 meses a visão começa a ganhar maior nitidez, sendo que é a partir dos 4 meses que os bebés mostram preferência por fotografias com o olhar direto. É também nesta altura que os bebés conseguem coordenar o desenvolvimento da visão com o dos membros superiores, conseguindo assim pegar em coisas mais pequenas e para eles muito intrigantes e interessantes, como os brincos e cabelo da mãe.
Atingindo os 6 meses, o bebé já possui uma perceção idêntica à de um adulto, tendo desenvolvido já várias competências visuais, tais como: distinguir os detalhes dos objetos e usar coordenadamente os dois olhos para a visão binocular. Neste momento os seus olhos possuem dois terços do tamanho final.
Tendo 1 ano de idade os bebés coordenam perfeitamente o movimento dos olhos com o movimento do corpo.
De salientar ainda que está provado que os recém-nascidos têm uma clara preferência por rostos humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário